segunda-feira, 29 de março de 2010

Raramente falo de ti...



É verdade, raramente falo ou escrevo sobre a minha mãe. Aqui, nunca o tinha feito. É-me mais fácil falar da minha vida, das vidas alheias, do meu gajo, do meu pai que não vejo há 20 anos porque morreu, de tudo, menos dela.
É que é muito difícil falar da minha mãe. Que é linda, mas linda assim duma pessoa ter ciúmes. Tem os dentes mais brancos e direitinhos do mundo. O sorriso mais encantador e simpático.Os olhos dum castanho transparente parecem espelhos. Tivesse ela nascido 40 anos antes e tinha sido Miss Universo, Miss Simpatia e Miss mãe perfeita.
Ela faz parte de mim. Não sei explicar, mas ainda não me cortaram o cordão umbilical, ela e eu somos uma.
Ela dormia comigo quando eu era pequena e tinha medo dos ladrões, fazia-me mousse de chocolate às 4h da manhã quando eu acordava com fome de mousse, porque eu não me alimentava e só queria gulodices. Dizia que eu era linda, quando todos me diziam que eu era demasiado magra e parecia um pau de virar tripas. Ri-se e ainda hoje brinca comigo, como se tivessemos ambas 15 anos. Ia comigo às discotecas e prometeu-me solenemente que não contava ao meu pai, quando me apareceu o período pela primeira vez. (´Tá bem, abelha!)
Quando estou doente, é a primeira a vestir-se, para ir comigo ao médico, trata de mim , faz-me sentir menina e que tenho realmente quem tome conta de mim. É a melhor conselheira de moda que há, já eu, se não fosse ela, não tinha jeitinho nenhum (é falta de gosto, mesmo).
Vibra quando o meu benfica ganha, sendo ela do sporting, só porque sim. Quer ver toda a gente, a toda a hora feliz, nem que isso implique sofrimento da parte dela.
Trata o meu homem como um filho e faz-lhe mais vontadinhas que eu...
Toma 20 e tal comprimidos por dia, mas é como se nada fosse. Tem sempre um sorriso, uma palavra delicada, um conforto para toda a gente e toda a gente a adora.
Dormia sestas comigo, organizava os baptizados das bonecas e fazia os bolos para as respectivas festas. Era a entrevistada quando brincávamos ás rádios e deixava fazermos-lhe penteados quando se brincava ás cabeleireiras. Era a cobaia das depilações, das pinturas de cabelo, da comida que ninguém queria ser o primeiro a provar. Pagava-me à hora, quando eu passava a ferro e brincava às mulheres a dias.
A minha mãe tem uma doçura natural, um sorriso generoso. Fica feliz com as vitórias dos outros, mesmo que nem os conheça e triste quando as coisas não lhes correm bem.
Tem defeitos, é chata, fala em doenças, é teimosa, às vezes é irritante.
Todas as noites, desde que o meu pai morreu, e quando eu durmo sozinha, que temos o nosso "quality time", deitamo-nos na minha cama, e fazemos o balanço do dia, umas vezes rimo-nos, outras nem por isso, e acabamos a discutir na risota, porque ela adormece e já não quer ir embora.
A minha mãe tem muito sentido de humor, é capaz de pôr a malta toda a rir e ficar muito séria, não se desmancha.
Todas as minhas amigas queriam que ela fosse mãe delas, mas nisso sou irredutível, ela é só minha mãe!
Ela é comovente, sincera e inocente.
Cheira sempre bem, dá-me beijinhos a saber a algodão doce e é quentinha.
É muito forte quando acontecem desgraças, não se vai abaixo, trata de tudo e foi a única pessoa a quem eu sorri quando o meu pai morreu.É rija, apesar dos problemas de saúde, já mudámos de casa e de terra 7 vezes e ela está sempre pronta para a próxima. Já eu, não me falem em mais mudanças...
A minha mãe dá-me prendas no dia do pai, dia da mãe, dia da criança, dia em que o meu gajo e eu fazemos dias, dia em que o gato nasceu, dia de tudo, nem que seja só uma florzinha, ela oferece, com um sorriso, mesmo que tenha os olhos tristes. Ninguém, mas ninguém mesmo no mundo me entende como ela, ninguém me ama como ela, nem eu amo ninguém como a amo a ela. É, assim de longe, a melhor mão do mundo todo, é a minha mãe.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lindo!
Até me deu vontade de chorar.
BJS

DramaQueen disse...

Uau, grande homenagem, a tua mãe deveria ler este post.