quarta-feira, 15 de junho de 2011

Frontalidade versus Sensibilidade

Acho que já falei aqui disto, mas nunca me canso de dizer que pura e simplesmente, detesto gente mal educada, e que dá a essa falta de educação o nome de frontalidade. Não há pessoa mais sincera e honesta do que eu, mas felizmente tenho muita sensibilidade e bom senso, o suficiente para não andar a magoar as pessoas, a dizer-lhes coisas que não lhes são úteis, que só as vão aborrecer e, quem sabe, ficarem com péssima ideia de mim.
De que me serve chegar à nova casa de alguém, que com gosto e satisfação me mostra a decoração, que por sinal, eu acho medonha e dizer-lhe isso mesmo, assim, escarrapachado, olha, a tua casa é horrivel, parece um filme de terror. Isto serve para quê? A pessoa vai redecorar a casa a meu gosto? Não. Vai ficar feliz? Não. Vai achar-me uma simpatia? Nunca. Então, para quê meter-me na decoração da casa de alguém? Quando muito, sorrio e digo que, estando a seu gosto é o que importa, é o que a faz feliz e é isso o que realmente interessa.
Noutro dia ouvi uma coisa, que me deixou chocada, juro. Uma pessoa que conheço e que por motivos de saúde não pode trabalhar, chega ao pé duma suposta amiga e pergunta-lhe como passou e a outra responde-lhe assim, e passo a citar : "Estou óptima, posso trabalhar, infelicidade é não termos saúde para trabalhar!" tudo seguido dum enorme sorriso.
Oi??!! Eu sinceramente, fiquei a pensar se a pessoa que tem tanta saúde para trabalhar será boa da cabeça. Isto é o quê? frontalidade?, amizade?, estupidez pura?, burrice crónica?
Como a outra, que tendo 4 filhos e sabendo que a amiga não os pode ter, passa horas a gabar-se da sua facilidade em engravidar, da sua facilidade em parir, da sua felicidade em ser mãe, do azar da amiga, que não os pode ter, até nos doer a cabeça de tanto a ouvir. Mas que raio de amiga é esta??!
Sejamos francos, se todos disséssemos tudo o que nos vem à cabeça, a toda a hora, este mundo estava mais perdido do que já está. O que mais aprecio nas pessoas, além da sua inteligência, do seu sentido de humor,  integridade e sinceridade, é a sua sensibilidade, o seu bom senso. É que bem aplicados, fazem milagres por uma pessoa. Tratar cada um com respeito, com amor, respeitando as suas diferenças, as suas particularidades é sinal de inteligência, de humanismo, de ser humano.

Sem comentários: